sexta-feira, 13 de maio de 2011


BRINCANDO COM PALAVRAS

      O texto poético apresenta-nos a possibilidade de trazer a ludicidade para a produção escrita. É na brincadeira com as palavras, através de rimas e trocadilhos, que a criança vai percebendo que escrever pode ser muito divertido e o gosto pelo criar vai sendo ampliado.
   A leitura expressiva também vai sendo desenvolvida, pois a busca pelo tom apropriado: suave, cadenciado, ritmado,... de acordo com as exigências do texto, é um exercício que necessita ser construído. O jogo sonoro proporcionado pela sucessão de sons apresenta a quem lê a beleza das palavras que, semelhantes ou não, ao serem unidas poeticamente mexem com a emoção e com as sensações.   
      Segundo FREIRE "o ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo". O desenvolvimento da linguagem oral envolve o aprender a escutar, adquirir um novo vocabulário, aperfeiçoar a sintaxe, aumentar o tamanho das sentenças e ter clareza na comunicação.  A sensibilidade fonológica é o aspecto da paixão pela língua na alfabetização. Ela ocorre quando se permite que as crianças brinquem com a língua e escutem a língua em uma variedade de formados, como poemas, histórias, canções, trocadilhos e assim por diante. A sensibilidade fonológica inclui a capacidade de ouvir palavras rimadas, de usar onomatopéias e de reconhecer palavras que comecem com a mesma letra ou som.
       Não há idade para começar, quanto mais cedo melhor. A poesia tem que fazer parte da vida das crianças. Propiciar a vivência da poesia de modo lúdico é a oportunidade da escola de sensibilizar seus educandos desde a mais tenra idade, uma vez que a poesia contém em si a delicadeza, sutileza e docilidade que entram para o cotidiano infantil. Promover a reflexão e suscitar questionamentos sobre os enfoques poéticos são os primeiros passos para criar futuros leitores críticos. Brincar com a poesia e instigar sua invasão na escola revelam uma ação apaixonante e estimulante. Por isso, o educador deve embeber-se desse fascinante mundo, estimulando a criança a interagir e entusiasmar-se com a poesia. 
    Trabalhar com poemas com alunos pequenos é importante porque o texto poético permite que eles façam a leitura orientada pelo ritmo, o que vale também para crianças em fase inicial de aquisição de código. Os poemas geralmente são versos curtos que, pela história encantam essa faixa etária.
     Então, rimas, trocadilhos, adivinhas, música, entre outras peças da brincadeira rimada, são facilmente compreendidas no faz de conta infantil e não podem ser esquecidos por nós educadores.

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